
A qualquer momento estamos sujeitos a algum tipo de problema em nossas amadas motos, afinal são centenas de fatores que estão envolvidos no uso e funcionamento de motores, dispositivos elétricos/eletrônicos, fluídos e tudo o que envolve o processo mecânico e químico do funcionamento das coisas. Até mesmo uma moto parada pode gerar defeitos se não usada por longos períodos sem uma preparação para isso. E eu nem comentei sobre as adversidades que temos nas péssimas condições que nossas vias empregam como desafio existencial para nossas motos. A maioria das motos modernas, em caso de qualquer pane, aciona a unidade eletrônica de controle que envia um código de suspeita de defeito como ajuda para o diagnóstico do eventual problema.
Nas Indians SCOUT e Chieft o erro aparece no display do velocímetro com uma determinação de CkENG (Checar Motor) e para exibir o código de suspeita de erro (denominado SPN), o gatilho de controle das funções do display deverá ser mantido pressionado por alguns segundos. Após isso acontecer a luz da injeção ficará piscando para indicar que o display está no modo de consulta de falhas. O maior número que será exibido no display é o SPN (Número Suspeito de Parâmetro de Erro, contendo seis dígitos) e o menor que pode ter até dois dígitos é denominado FMI (Indicador de modalidade de problema). De posse dessa informação, a tabela abaixo poderá ser usada para identificar a origem estimada do problema (utilize o campo de PESQUISA para acelerar sua busca, digite o SPN para que seja filtrado o resultado :