Farol de Led melhora a eficiência energética da moto? As vezes pode até piorar!


É certo que mais cedo ou mais tarde, toda moto apresentará um ou outro defeito elétrico, nem que seja a queima de uma simples lâmpada de farol. Existem várias variáveis que podem causar defeitos elétricos e também vários sintomas que ajudam na resolução. Os mais comuns são término da vida útil da bateria, que varia muito devido a manutenção e uso de cada moto. Outro culpado na deterioração precoce das baterias nas motos, são se suas especificações estão adequadas a moto que a utiliza (como amperagem e o CCA que já comentamos em outros posts), mudanças mal realizadas nos chicotes para instalação de acessórios (como faróis auxiliares) entre outras coisas.

Retificador e Regulador de Voltagem

Vamos postar aos poucos algumas curiosidades sobre esses principais problemas. Nesse artigo vamos falar de um componente fundamental para a parte elétrica da moto, que é responsável por converter a corrente alternada (como aquela que chega nas tomadas em casa) em contínua (como a que os aparelhos eletrônicos utilizam), descartando os excessos e alimentando a bateria para que todos componentes eletrônicos da motos possam receber energia. Esse componente se chama Retificador e Regulador de Voltagem.

Estator da Indian Scout

Para aproveitar a energia cinética fornecidas pela combustão do motor e usa-la nos componentes eletrônicos da moto, existe uma bobina de cobre que gira geralmente presa no final do curso do virabrequim do motor, conectada a uma capa com imãs e nesse processo gera energia em sua forma bruta (ou alternada em termos mais simples, por isso ela se chama nos carros de “Alternador”. Nas motos é chamada de Estator) . Essa energia é gerada em valores muito altos em sua forma bruta. Se fosse enviada da forma como é gerada diretamente para os componentes da moto, certamente queimaria todos componentes que a recebessem, por ser gerada em valores muito altos em sua captação. Para fracionar essa energia em valores menores compatíveis com o que os componentes eletrônicos usam, e descartar os excessos, existe um componente específico para essa tarefa, o Retificador e Regulador de voltagem. O Retificador é fundamental e caso esteja defeituoso ou sofra alguma avaria (já conhece nosso protetor de Retificador Regulador de voltagem?) é crítico para o funcionamento da moto, e não haverá forma de contornar sua tarefa no sistema, ou seja, é um tipo de componente que se estragar, a moto te deixará na mão e terá que ser guinchada ou ter o retificador trocado para que a moto volte a ter capacidade energética para funcionar.

Retificador e regulador de voltagem da Chiaratto compatível com Indian Scout

No geral existem duas conexões no Retificador e Regulador de voltagem, uma de três fases que recebe a corrente em valores elevados do estator e outra com duas fases (positivo e negativo) que envia a corrente já regulada e retificada para a bateria e partir daí, para os demais componentes eletrônicos da moto. Esse pequeno componente então regula voltagem (fracionando-a para o uso dos componentes eletrônicos da moto) e retifica descartando o excesso para o aterramento da moto, gerando calor no processo. Essa é a “mágica” básica de todo processo , vista de uma forma simplista.

O estator de três fases de motocicleta sempre gera uma saída completa de corrente o tempo todo, eles não são como os alternadores de carro (que podem variar a saída). Em vez disso, o nosso estator está sempre bombeando 710 watts ou 51 amperes numa Indian Road Master, ou 460 Watts (32 Amperes) numa Indian Scout por exemplo. O que a motocicleta não precisa é jogado no terra pelo regulador. O regulador basicamente cria uma carga no sistema elétrico descarregando a corrente para o terra para manter a alimentação de 14 volts e retifica a corrente alternada para a corrente contínua, como já vimos. É uma maneira muito arcaica de fazer as coisas, mas a maioria das motocicletas faz isso.

A questão é que quanto maior o estator, mais o regulador tem que despejar no terra e dissipar essa energia como calor e mais desgaste você tem. Em motos com muito menos saída, os reguladores podem durar anos.
Instalar faróis de Led na sua moto ou substituir itens de fábrica por outros de função similares otimizados para baixo consumo energético, na verdade, coloca mais pressão sobre o regulador, já que tem que despejar mais energia para manter a tensão sob controle. Numa moto como a Indian Road Master os alternadores foram projetados para gerar corrente que basicamente podem alimentar o som estéreo acionado, assentos aquecidos e toda a gama de conforto que uma moto dessas proporciona. Mas em outros modelos sem todos esses acessórios previstos (como a Indian Scout) não usar toda a capacidade entregue pelo estator, coloca mais pressão sobre o regulador de tensão. E com isso começam os defeitos precoces.
Pense nisso antes de substituir seu farol com lâmpada halogena de fábrica (que foi prevista em consumo na geração de energia do estator) por uma que consuma menos como as famosas LED. Sua moto funciona de forma diferente do que sua casa, onde buscamos economia energética para consumirmos menos e em consequência pagarmos uma conta menor. No caso da moto a economia energética se não for bem pensada e compensada, pode gerar uma conta uma alta no final!

Essas foram apenas algumas dicas para você cuidar cada vez melhor da sua moto, se você quiser mais informações sobre esse assunto específico, entre em contato com a gente!

Pilote sempre equipado e em segurança! Boas estradas!

Se estiver precisando de um Retificador e Regulador de Voltagem, recomendamos os da empresa parceira CHIARATTO.

16 respostas para “Farol de Led melhora a eficiência energética da moto? As vezes pode até piorar!”

  1. Pra quem curte o universo das motocicletas, é bom toda a informação possível pra sempre cuidar bem da sua motocycle!!!! obrigado!!!

  2. Ok, apesar de o seu texto possuir algumas falhas, entendi a ideia: o regulador trabalha desviando o excesso de energia em forma de calor, que é a forma que mais óbvia de se desperdiçá-la. Mas os faróis de led possuem reatores, alguns até com ventoinhas, que consomem batente energia. Como ficam?

    1. Obrigado por ler o artigo Fabrício e também pela crítica, nos ajuda sempre a melhorar. Esses faróis com reatores e ventoinhas devem ser comparados em relação ao consumo, com o farol original halógeno, mas acredito que mesmo com esses aparatos a tendência é que eles ainda consumam menos que os de fábrica (stock). Porém, num setup desses faróis de Led com ventoinhas e reatores, caso consumam mais que um de fabrica, devem ser compensados para que não consumam a carga da bateria em excesso podendo drena-la antes mesmo que o retificador possa fazer seu trabalho de carga.

    1. Olá Nielson Obrigado por ler e comentar o artigo! Por incrível que pareça só encontrei a função nos Mosfet da fabricante nacional Chiaratto. O original da Indian/Polaris não tem nenhuma tratativa.

  3. Chefe, primeiramente muito obrigado pelo conteúdo relevante e esclarecedor.

    Preciso esclarecer uma dúvida, será que teria problema substituir o farol original da Indian Scout (com lâmpada halogena) pelo também original para Indian Scout em led? Nesta questão de equilíbrio de tensão/energia..

    1. Hermann muito obrigado por ler o artigo e acessar o site!
      Pelo original da Indian, certamente está dimensionado para funcionar bem com o retificador de voltagem. O problema dos outros fabricantes é fazer algo que é genérico e não direcionado especificamente para uma moto. Já sendo desenvolvido pelo próprio fabricante já vem homologado pela equipe de engenharia que projetou a moto.

      Forte abraço

  4. Comprei minha Scout a menos de 15 dias, e foi através deste site, que aliás, descobri por acaso, que acabei conhecendo vários detalhes importantes para a boa manutenção da minha nave. Inclusive os bons produtos de proteção para ela. Valeu Rodrigo. Abraços.

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