
Você já parou para contar, quantas vezes aperta o manete de embreagem em uma volta que você dá na sua moto? São no mínimo centenas de vezes por menor que seja seu trajeto, principalmente em vias urbanas. E um ítem que é tão utilizado assim e de vital importância para a condução da moto, deve ser cuidado com o maior carinho possível, para que sempre esteja pronto para ser exigido, como é.

O sistema de embreagem nas motos é muito diferente dos carros. Em sua maioria a embreagem está dentro do motor e em consequência estratégica disso, utiliza do mesmo óleo que lubrifica todo o sistema de engrenagens, pistons e câmaras do trem de força da moto. A embreagem é basicamente um conjunto de discos que trabalha por atrito e liberação (de certa forma, similar ao freio com suas pastilhas, só que forma inversa). Uma sequência de discos de engate e discos separadores de papel ou cortiça ficam acoplados por uma capa (famosa “campana”) que desacopla o sistema todo através de molas quando acionamos o manete de embreagem, deixando o motor rodando livre para que possamos escolher uma marcha adequada para a situação de pilotagem, sendo engatada progressivamente ao motor assim que liberamos o manete, e por fim transferindo todo o potencial de força para a rota de tração que termina na roda. Parece complicado, mas não é. É um sistema engenhoso, puramente mecânico e sem muitas extravagâncias. Porém como todo sistema que possui atrito envolvido, ele tem uma vida útil definida. O sistema de embreagem como um todo, se bem utilizado, possui uma longa vida útil, e aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a usar sua embreagem da melhor forma possível:

Sobre trocas de marchas com o motor acelerado: Se você é daqueles que acredita que terá mais performance castigando sua embreagem realizando trocas de marcha com o motor acelerado, saiba que quando você pressiona o manete de embreagem o motor segue rodando livre e se você aumentar a aceleração durante esse intervalo (mesmo que pequeno), assim que soltar a embreagem, os discos assim que engatados sofrerão um atrito (leia-se DESGASTE) muito maior para igualar sua sincronização com o motor.
Qual é a consequência disso: Os discos separadores são de cortiça ou até mesmo papel, e a medida que são desgastados, normalmente geram resíduos que caem direto no óleo que banha o motor (sim, o mesmo õleo que lubrifica camisas, pistões, virabrequins, engrenagens e trafegam nos micro canais dentro do motor). Quando são desgastados da forma normal, essas partículas são tão pequenas que conseguem em sua maioria trafegar até o filtro de óleo, porém quando são desgastadas de forma abusiva acabam por gerar depósitos de fuligem (famosas borras) no carter, contaminando o óleo precocemente e compromentendo suas propriedade de lubrificação, podendo em casos mais sérios entupir canais de lubrificação (um canal de uma biela por exemplo), levando ao travamento total do motor com uma série de dástricas consequências para o bolso e para a segurança de quem está pilotando (caso isso aconteça com a moto em movimento). Essas borras são geradas dentro próprio motor e por acumulação não conseguem travegar pelos dutos de lubrificação até atingirem o filtro de õleo, como dito, podem até gerar o entupimentos dos dutos de lubrificação.
Como evitar: Faça a troca das marchas de forma natural, sem acelerar o motor no tempo que a embreagem estiver pressionada. Algumas motos são construídas para trabalhar em estado abusivo, como as motos de trilha e cross. Porém observe que sempre existem mecânicos ajustando essas motos, e trocando essas peças que sofrem com a maior carga de trabalho, como as suspensões e a embreagem. Se você precisa que sua moto empine (famosos weelings) ou que queime pneus (burning) fique apenas ciente que precisará cuidar do sistema de embreagem muito precocemente.

Ferrugem nos discos de embreagem: Como os discos são banhados com o mesmo óleo do motor, ele aproveita das qualidades mas também sofre com algumas características desse precioso composto. O óleo é um composto hidroscópico, ou seja, absorve água naturalmente, e isso acontece de forma bem rápida. Normalmente com seis meses dentro do compartimento do motor, o óleo já se contamina com água derivada da humidade provinda da passagem de ar pelos filtros que alimentam as borboletas do sistema de admissão, ou por troca de calor nos sistemas de refrigeração ou até mesmo por eventuais micro vazamentos em juntas. E mesmo o motor sendo feito de materiais protegidos da oxidação, os discos de embreagem não são, pois precisam de uma composição mais rústica para proporcionar o atrito necessário para o desempenho de seu papel no sistema.
Qual é a consequência disso: Os discos de embreagem acabam por sofrer com a humidade adquirida pelo óleo e ficam cobertos por uma camada de ferrugem que vai se acumulando nos discos e soltando partículas no próprio óleo, aumentando a contaminação geral do fluído.

Como evitar: Mantenha a manutenção dos sistemas de refrigeração e filtragem de ar sempre em dia. Ao lavar a moto sempre cubra o acesso do filtro de ar com um saco plástico, evitando que a água entre no corpo do TBI (borboletas de admissão), e remova ao término da lavagem. Isso evitará que pontos de possível humidade sejam criados. Sabendo que em aproximadamente seis meses o óleo já adquiriu muita água em sua composição, faça a troca mesmo que a quilometragem sugerida pelo fabricante ainda não tenha sido alcançada. O óleo trocado precocemente só tras benefícios para sua moto. Caso sua moto utilize um óleo totalmente sintético (que tem picos mais altos de quilometragem para sua troca e em consequência disso são mais caros), a cada seis meses retire uma amostra do óleo com a própria vareta de conferência e use uma caneta de medição de humidade (tipo as utilizadas para a mesma conferência em fluidos de freio) e verifique a qualidade do óleo. Na minha opinião, se tem muita humidade prefira investir precocemente na troca do óleo para manter íntegro os sistemas internos como a embreagem.

Essas foram apenas algumas dicas para você cuidar cada vez melhor da sua moto, se você quiser mais informações sobre esse assunto específico, entre em contato com a gente!
Pilote sempre equipado e em segurança! Boas estradas!
Excelente explicação. Simples e direto. Mal vejo a hora da próxima “aula”.
Muitíssimo obrigado por ler irmão!!! Gratidão!
Excelente explanação !
Dicas importantíssimas !!
Muitíssimo obrigado por ler meu amigo!
Muito boa aula !
Marco muitíssimo obrigado por ler o artigo! Forte abraço!