
Recebo a cada dia, mais e mais pessoas reclamando de seus sistemas de freios ABS. Obrigatório para todas motos saídas de fábrica (pelo menos é o que reza as definições do Contran para esse ano de 2019) esse sistema já muito difundido pela mídia é responsável pelo não travamento das rodas em caso de frenagens bruscas e de emergência. Não tendo eficiência em terrenos sem boa aderência (como terra, cascalhos e off road em geral), ajuda bem no dia a dia urbano e nas estradas, sendo responsável por uma queda notável no número de acidentes com motos que possuem o sistema. Existem diversos modelos de sistemas que realizam o trabalho anti-bloqueio e atualmente já se incorporam até mesmo os combinados, que atuam de forma automática nos dois freios simultaneamente. Os principais modelos são os que utilizam sensores para coletar a velocidade através de discos perfurados (conhecidos também por “discos de pulso”) fixado um em cada roda, ou através do rolamento da roda especialmente imantado que oferece uma leitura magnética a um anel sensorizado preso junto ao parafuso do eixo das rodas (como nas Harley Davidson).

Com a popularização desse sistema, aumentam também as ocorrências de falhas. E ultimamente tenho percebido vários colegas postando relatos que a luz indicadora do ABS não apaga após atingida a velocidade de calibragem, o que indica que o sistema não está atuando nas frenagens e em consequência disso, esses colegas já partem para a manutenção corretiva. Se você está passando por um problema desse tipo, aqui vão algumas dicas que você deve observar, e se você está com seu sistema ABS funcionando sem problema algum, deve observar mais ainda essas dicas de forma a prevenir ao máximo os problemas com esse benéfico sistema.

Dicas:
Disco perfurado danificado: Um dos problemas mais difíceis de serem diagnosticados são provenientes dos discos perfurados danificados. Um “dente” empenado nesse disco já é o suficiente para falha de leitura do sensor.
Como prevenir: Observe se seu prestador de serviços de desmontagem de pneus está usando equipamentos específicos para motocicletas. Geralmente os borracheiros e empresas de que trabalham com pneus, possuem as máquinas para desmontagem e montagem de pneus para acelerar o processo, porém essas máquinas em sua grande maioria são para carros. E seus encaixes acabam por empenar (mesmo que milimetricamente) ou até quebrar os dentes do disco perfurado. Verifique com seu prestador de serviços, e caso não exista uma máquina própria para desmontagem de pneus de moto, o processo manual com cuidado para preservar o disco perfurado é o mais indicado.
Como consertar: Faça inspeção no seus discos perfurados sempre que o sistema apresentar qualquer indicação de falha, talvez seja necessário desmontar as rodas para verificar com uma ferramenta se existem áreas de empeno. Verifique se todos os dentes do disco estão íntegros e com o espaço similar entre eles. No caso de uma avaria um trabalho de usinagem pode recuperar o disco e em casos extremos a substituição se faz necessária.
Sensor de velocidade sujo ou danificado: Sempre que o sistema ABS apresentar mal funcionamento, o primeiro item a ser verificado é o sensor de leitura de velocidade e seu chicote (cabo). Os detritos das ruas e estradas (sujeira, borracha, óleo ou tudo isso misturado) tendem a grudar na área externa do sensor dificultando ou até mesmo impedindo seu correto funcionamento. Mesmo após a lavagem certifique que a superfície externa do sensor está realmente limpa. Use produtos neutros para realizar a limpeza e confira com um cotonete se tudo ficou bem limpo. Inspecione a área externa do sensor com um espelho caso necessário, buscando rachaduras ou áreas avariadas por algum possível impacto de pedras e detritos. Verifique também a integridade do chicote que interliga o sensor ao módulo ABS, observando se existem trincados, furos, rasgos, dobras ou algo que indique que os cabos internos possam estarem rompidos.
Como prevenir: Existem vários protetores de sensores no mercado que possuem baixo custo e podem evitar que esse caro sensor seja danificado, vale a pena prevenir! Aqui mesmo na ARDUO MOTORCYCLE você encontra alguns como o protetor de sensor para Indian Scout , não deixe de conferir.
Como consertar: Infelizmente quando se consegue ter certeza que o problema está no sensor de velocidade, a única forma de consertar é a substituição por um novo e íntegro.
Sensor de velocidade distante do disco perfurado: Uma das coisas que quase ninguém verifica, é a distância estipulada pelo fabricante entre o sensor e o disco perfurado (que geralmente é muito pequena, no máximo 2mm). O calor, os impactos em buracos e o próprio desgaste natural dos materiais que compõe o sensor acabam por provocar alterações na distância padrão necessária para a boa leitura das informações.
Como prevenir: Inspecione a distância entre o sensor e o disco perfurado sempre que for efetuar alguma manutenção, lavagem ou antes de viajar. Consulte o manual de serviço de sua moto ou pergunte na concessionária a distância correta indicada para o bom funcionamento do sistema.
Como consertar: Verificando que a distância não está conforme previsto pelo fabricante, utilize arruelas espaçadoras com as medidas necessárias para conseguir ajustar a distância.

Essas foram apenas algumas dicas para você cuidar cada vez melhor da sua moto, se você quiser mais informações sobre esse assunto específico, entre em contato com a gente!
Pilote sempre equipado e em segurança! Boas estradas!
Valeu pelas dicas. Vamos estar verificando ☺️
Abracos
Muitíssimo obrigado por ler Tati!
Forte abraço!
minha moto Suzuki v strom 2018 tem 20.000 e abs deixou de atuar luz acesa já limpei os sensores continua igual , será que me pode ajudar que devo fazer
Olá Silva, obrigado por acessar nossa página!
Eu recomendo que você ou um profissional da área de auto-elétrica, teste a continuidade do cabo do sensor do ABS verificando o cabo está partido em algum lugar da sua extensão (do plug ao sensor), 90% dos casos de falhas se dá ao cabo degradado em algum ponto ou partido.
Mais uma vez, agradeço por acessar nossa página
Existe a possibilidade de alguma avaria no conjunto do modulo (motor, valvula e placa). Oficinas especializadas executsm servico nestes conjuntos e testam e dao garantia de um ano. Procure por Alofficer em Maua, SP. Eles tem anuncio no mercado livre.
Boa noite , tenho a vstrom 650 2015, está com a luz acessa do ABS , tem como fazer teste , como existe na kavasak , para saber qual o erro?
Olá tudo bem?
Obrigado por utilizar nosso site.
Existe a possibilidade de executar testes com o Scanner e também com osciloscópio, porém requer visita a oficina mecânica especializada.
Forte abraço