
Você já parou pra pensar nos problemas que uma bateria mal escolhida na hora da compra pode gerar na sua moto? O fato da bateria caber no cofre do quadro e conseguir dar a partida no motor, não significa que ela esteja totalmente funcional para o sistema elétrico da sua moto. Se a bateria não atender a todos parâmetros definidos pelo fabricante, com certeza você terá dores de cabeça a médio e a longo prazos. Vejo com muita frequencia profissionais e até mesmo proprietários seguirem indicações errôneas de outras pessoas sobre a bateria que “sirva” no modelo específico de uma moto. Várias vezes porque alguém colocou uma bateria errada numa moto e ela deu partida. O fabricante informa vários parâmetros que devem ser seguidos invariávelmente como dimensão da bateria, orientação dos conectores, lado dos polos, capacidade elétrica da bateria e o “CCA” que é um dos ítens mais negligenciados por quem compra errado. O “CCA” (Cold Cramps Amps) que trocando em míudos é a capacidade da bateria manter uma carga com qualidade por um determinado tempo suficiente para que o motor de arranque consiga dar a partida no motor, é um parâmetro que vem descrito no manual do proprietário e deve ser seguido a risca por quem está adquirindo uma nova bateria para sua moto. Todo mundo que tenha dado partida numa moto no inverno, sabe da dificuldade que essa condição climática impõe para que o motor entre em funcionamento. É perceptível que o motor de arranque se esforça por um tempo bem maior para conseguir dar a partida do que no verão por exemplo. E se você trocar a bateria de sua moto por uma nova no verão, com o “CCA” inadequado, dificilmente perceberá algo de errado, pois o arranque conseguirá que o processo de partida seja feito com muita tranquilidade, pois o clima está quente e favorece o processo de ignição. Porém no inverno com o “CCA” errado será desencadeado um processo degenerativo que se converterá em prejuízo para o proprietário da moto. O motor de arranque sem receber a carga que precisa pra conseguir realizar a partida, forçará sua integridade funcionando com carga abaixo do necessário pra realizar sua tarefa, com isso irá descarregar a bateria quase que completamente numa simples tentativa de partida. Se a moto “pegar” o retificador de voltagem estará mais atarefado do que o normal porque a bateria quase não terá carga e ele terá que se virar para suprir essa demanda. E nesse cenário se você começar a exigir dos componentes da sua moto como a bomba de gasolina ao acelerar em alta velocidade na estrada por exemplo, o retificador de voltagem pode não conseguir dar conta do recado e se deteriorar por sobre carga, o que será resolvido apenas com um novo retificador ou um singelo guincho para lhe tirar da estrada. Uma dica que dou são as baterias de Lítio que são até 85% mais leves que uma beteria convencional (de chumbo e ácido), são extremamente menores fisicamente e duram até cinco anos sem nenhum tipo de manutenção.
São bem mais caras é verdade, mas a qualidade e a durabilidade fazem valer cada centavo.
Existem quatro modelos dessa bateria Alliant:
BATERIA YLP07
BATERIA YLP09B
BATERIA YLP14
BATERIA YLP24
Qual seria o ideal para a Indian Scout?
Qual foi a que você utilizou no video?
A bateria ainda está funcionando bem?
Olá Giuliano! Para Scout o modelo é o BATERIA YLP14. Super testado e recomendado!