Saber que temos alternativas com melhor custo benefício para manter nossas motos sempre com a manutenção em dia é ótimo!
E isso não é diferente quando o assunto é filtro de óleo.
Existe uma “mística” sobre qualidade dos filtros e tempo de troca. Se você quiser se aprofundar nisso, encontrará muita informação na Internet, mas resumo aqui para você: – os filtros mais caros ou “premium” possuem válvula (uma mola de retorno com um tampão) de refluxo que não permite que o óleo volte para o motor sem que tenha sido filtrado em caso de uma troca exagerada de pressão o que ocasionalmente geraria um refluxo. As marcas mais acessíveis financeiramente não colocam essa válvula e se defendem que isso só ocorre em casos extremos e em motores com performance prepararada. Muita gente utiliza dos filtros “premium” e fazendo a substituição do filtro a cada duas trocas de óleo, isso justificaria o valor maior dessa peça. Tire suas próprias conclusões mas eu prefiro trocar o óleo do motor em regimes seguros (ainda com algum lastro de quilometragem a vencer) e trocar o filtro também. O investimento é relativamente baixo pelo benefício que proporciona ao motor. E fazendo dessa forma, não vejo tanto risco em usar um filtro que não tenha a válvula de refluxo. Mas se você usa sua moto para competições, track days ou gosta de uma “puxada” mais forte, com certeza um filtro premium é melhor para seu perfil de uso.
No caso das INDIAN SCOUTS, deixo a dica de compatibilidade de um filtro que tem ótimo custo benefício:
Filtro FRAM PH6017A
No link abaixo você confere que ele também é compatível com praticamente todos outros modelos modernos da INDIAN com motores 111:
http://www.fram.com/parts-search/PH6017A/